sábado, 19 de março de 2011

FALSOS APÓSTOLOS

    Há hoje, na comunidade cristã, muitas pessoas que se auto-intitulam "apóstolos". Pode ser que alguns deles tenham real­mente este ministério. O esperado é que muitas dessas pessoas tenham recebido uma visão e estejam construindo de acordo com ela.
Entretanto, existem, infelizmente, os "falsos apóstolos" (2 Co 11:13). Há aqueles que pretendem ter sido enviados por Deus, mas na verdade não têm a preparação e a visão necessárias para  realizar este ministério. Possivelmente, eles mesmos se auto-enviaram ou foram enviados por outros homens para tentar fazer a obra de Deus. Muito embora eles possam ser bem suce­didos ao estabelecer vários grupos debaixo de sua liderança e controle, pode ser que o que estejam fazendo não resista ao teste do dia do Julgamento.
Há alguns desses homens, aparentes apóstolos, que poderi­am ser chamados "apóstolos cortadores de biscoitos". Um corta­dor de biscoitos é uma forma de metal ou plástico que emprega o mesmo padrão de corte repetidamente, em uma peça suave e moldável de massa. Esses apóstolos são aqueles que imaginam ter discernido o padrão encontrado no Novo Testamento. Eles supõem ter compreendido a "forma" da Igreja.
Então eles vão, de grupo em grupo, aos que dão abertura para eles, e ali "colocam as coisas em ordem". Isso significa que eles arrumam a liderança e as atividades do grupo, subjugando-os às suas idéias. Quando os membros do grupo são jovens, inexperientes ou suficientemente maleáveis para se submeter ao seu controle, então eles estabelecem o seu padrão naquele lugar. Assim, eles acreditam estar "plantando uma outra igreja neotestamentária".
Mas há um pequeno problema. Essa fórmula não pode e nunca irá atrair ou produzir a Vida de Deus. Tudo o que pode ser adquirido com esses esforços é chegar a algo parecido com uma Igreja, mas sem Vida. Pode ser que tais esforços produzam algo que aparente ser muito bíblico. É provável que esses cons­trutores tenham muitos versículos para dar sustentação ao que estão fazendo. Mas, conforme estivemos vendo, ser bíblico não é suficiente. Ser meramente bíblico não produz a Vida de que necessitamos.
Por exemplo, os fariseus dos dias de Jesus eram muito fami­liarizados com a Palavra de Deus, embora falhassem em ver Deus nela. Eram muito bíblicos, mas O perderam. Precisamos estar construindo com a Vida Daquele que foi revelado na Bíblia. Simplesmente imitar o que achamos que os primeiros crentes fizeram irá produzir algo morto. Uma forma morta, superficial, não é um lugar onde Deus Se interesse em morar.
O padrão do Novo Testamento, que precisamos ver e com o qual necessitamos construir, é uma Pessoa Viva. Deixe-me repe­tir isto. O padrão do Novo Testamento é uma Pessoa! Não é um sistema, uma estrutura de autoridade ou algum tipo de "ordem" bíblica a qual devemos aderir. Quando construímos com Jesus, a casa de Deus é edificada. Quando plantamos a semente viva, a Igreja viva cresce a partir dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário